Bombeiros de Altônia salvam homem após parada cardíaca
Atuação rápida e integrada entre Corpo de Bombeiros e SAMU garantiu a reversão do quadro e estabilização da vítima
Na noite desta segunda-feira (3), uma ação rápida dos bombeiros de Altônia, pertencentes ao 4º Grupamento de Bombeiros (4º CRBM), salvou a vida de um homem que sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR) em via pública.
O caso aconteceu por volta das 20h45, na Avenida Sete de Setembro, em frente à farmácia Pague Menos, no centro de Altônia (PR).
A vítima, um homem de 54 anos, sentiu fortes dores no peito enquanto dirigia, parou o veículo e entrou em colapso logo em seguida. As equipes do Corpo de Bombeiros (2ª CIBM/3º Pelotão) e do SAMU foram acionadas para o atendimento.
Os bombeiros Cabo Douglas Aranjo Dias e Cabo Eduardo Cruz chegaram rapidamente ao local com a ABS 0260, seguidos pelo ABTR 0177, comandado pelo Soldado Rodrigo Juliano Walker, que prestaram apoio à ocorrência.
No local, o homem já recebia massagem cardíaca da equipe do SAMU, composta pela técnica Marinalva e Pedro Kister. Os bombeiros assumiram o suporte básico de vida e, com o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), aplicaram três choques recomendados pelo equipamento.
Após 30 minutos de reanimação no local e mais 15 minutos de atendimento no hospital municipal, a vítima recuperou os batimentos cardíacos espontâneos, com frequência superior a 100 BPM e saturação acima de 97% após intubação.
Segundo os bombeiros, o tempo protocolar de reanimação já havia sido ultrapassado, mas a equipe decidiu continuar as tentativas por mais 15 minutos, até que o médico percebeu o retorno dos batimentos cardíacos.
O paciente segue sob cuidados médicos e seu estado de saúde inspira cauteloso otimismo.
A equipe do Corpo de Bombeiros de Altônia, no Noroeste do Paraná, compartilhou nas redes sociais uma mensagem sobre a ocorrência, manifestando torcida pela plena recuperação do paciente e orgulho pelo resultado da operação.





















