ATUALIZADO: Polícia intensifica investigações e vítima segue internada após assalto violento em Nova Santa Rosa
Idoso baleado durante roubo na Linha Guamirim passou por cirurgia e permanece sob cuidados médicos em Toledo
Uma intensa movimentação policial foi registrada na manhã desta terça-feira (30) na proriedade rural de Nova Santa Rosa. A ação está relacionada à tentativa de homicídio ocorrida na noite de ontem (29), durante um assalto à mão armada na Linha Guamirim, que deixou um idoso de 64 anos gravemente ferido.
A presença das forças de segurança chamou a atenção de moradores, porém faz parte das investigações que integram o inquérito policial instaurado para apurar os fatos e identificar os autores do crime.
Conforme apurado pela reportagem, o setor de inteligência do 19º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Toledo, participou dos trabalhos, além de equipes da perícia criminal, incluindo o setor de papiloscopia, e policiais da 47ª Delegacia de Polícia Civil.
A ação foi comandada pela delegada Dra. Yasmin Ramos Espicalsky, que acompanhou pessoalmente os levantamentos realizados.
Os trabalhos periciais seguem em andamento e têm como objetivo esclarecer as circunstâncias do crime. As equipes atuaram tanto no local quanto em áreas adjacentes, em uma operação integrada entre inteligência, perícia e investigação de campo.
Nas próximas horas, testemunhas deverão ser ouvidas, e cada detalhe será fundamental para chegar aos responsáveis e encaminhá-los à Justiça.
Relembre o caso
De acordo com relatório da Polícia Militar, por meio do 19º Batalhão, o crime ocorrido na noite de ontem (29) foi classificado como roubo com resultado de lesão corporal grave.
O fato aconteceu por volta das 20h, mas o registro junto à PM ocorreu às 21h35, após a vítima dar entrada no Hospital Bom Pastor.
No hospital, a esposa da vítima relatou que o casal estava em casa quando ouviu disparos de arma de fogo. Em seguida, o marido entrou na residência informando que estavam sendo assaltados, já apresentando intenso sangramento.
Ainda conforme o relato, dois indivíduos encapuzados invadiram o imóvel afirmando que haviam recebido informações de que no local haveria dinheiro e uma arma de fogo. Como nada foi encontrado, os suspeitos passaram a revirar os móveis da residência.
Antes de fugir, levaram uma quantia em dinheiro da carteira do homem, valor não informado, além da carteira da mulher, com cartões bancários, e os celulares do casal.
Após a ação criminosa, os assaltantes fugiram em rumo ignorado. A esposa buscou ajuda em uma propriedade vizinha e, com o auxílio de um morador, o casal foi encaminhado ao hospital.
A Polícia Militar realizou buscas nas proximidades e acionou a Polícia Civil, que providenciou a presença de equipe de papiloscopistas para os trabalhos periciais.
Ainda na noite de ontem, informações repassadas à reportagem indicavam que os criminosos teriam fugido em um veículo não identificado.
Já na manhã desta terça-feira (30), novos dados apontam que um Chevrolet Monza, de cor branca, teria sido visto diversas vezes ao longo do dia na Linha Guamirim.
Moradores também relataram que, por volta das 19h, uma pessoa teria ouvido conversas em uma área de mata nos fundos da propriedade assaltada.
Há indícios de que o alvo inicial dos criminosos seria outra propriedade próxima, já que a família vítima do crime não possuía arma de fogo nem grande quantia em dinheiro.
A Linha Guamirim fica próxima à cidade de Nova Santa Rosa, com acesso pela Linha Marco Grande, na saída para Novo Sarandi, em Toledo, ou pela estrada que leva ao local conhecido como Costa Verde.
O homem foi atingido por três disparos, sendo dois no abdômen e um em uma das pernas.
Estado de saúde da vítima
O idoso permaneceu consciente durante o atendimento inicial e, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Bom Jesus, em Toledo.
Conforme informações repassadas por familiares, ele passou por um procedimento cirúrgico ainda na noite de ontem para a madrugada desta terça-feira, quando foi constatada perfuração no intestino, sem atingimento de órgãos vitais.
Ele segue internado e, após um período de 48 horas, dependendo da evolução do quadro clínico, deverá passar por nova cirurgia. O caso continua sob investigação das autoridades policiais.
Redação: Rudi Walker
























