Veja o vídeo da Super Lua nesta noite de (05) de Novembro em Marechal Rondon PR
O Fenômeno ocorre quando a Lua Cheia coincide com o ponto mais próximo da Terra em sua órbita
Os amantes do céu noturno têm um espetáculo garantido nesta quarta-feira (5): a Lua entra em sua fase cheia e o fenômeno será ainda mais especial, pois trata-se de uma Superlua — a maior e mais brilhante de 2025.
De acordo com o guia de observação Starwalk Space, o satélite natural da Terra aparecerá 7,9% maior e 16% mais luminoso do que uma Lua Cheia comum.
A explicação está na órbita elíptica da Lua, que não é perfeitamente circular. Isso faz com que, em certos momentos, ela esteja mais próxima da Terra (perigeu) e, em outros, mais distante (apogeu).
A Superlua ocorre quando a fase cheia coincide com o perigeu — que, neste mês, será atingido apenas nove horas após a Lua Cheia, segundo a plataforma astronômica InTheSky.org.
Em média, a distância entre os dois corpos celestes é de 356 mil quilômetros no perigeu e pode ultrapassar 406 mil quilômetros no apogeu. Essa diferença de cerca de 50 mil km é suficiente para gerar o impressionante efeito visual, ainda que a olho nu a variação nem sempre seja evidente.
Segundo a NASA, a maior aproximação da Lua também pode provocar marés mais altas do que o normal, efeito associado ao perigeu e não à fase cheia.
Para aproveitar melhor o fenômeno, o ideal é observar a Superlua ao entardecer, quando ela surge próxima ao horizonte. Nesse momento, o satélite parece ainda maior e ganha tons alaranjados, criando um espetáculo natural imperdível.





















