Serra catarinense registra segundo dia consecutivo de geada em janeiro após 16 anos

Temperaturas próximas de 1°C foram registradas em São Joaquim; frio intenso atinge várias regiões do Brasil

Serra catarinense registra segundo dia consecutivo de geada em janeiro após 16 anos

A serra catarinense voltou a registrar geada na manhã desta segunda-feira dia 5 de janeiro de 2026, marcando o segundo dia consecutivo do fenômeno, fato que não ocorria no mês de janeiro há pelo menos 28 anos na região.

Em São Joaquim, os termômetros marcaram entre 4°C e 4,5°C em áreas mais afastadas, enquanto no centro da cidade a temperatura chegou a cerca de 1,3°C, com tendência de queda.

No centro de Climatologia da  Clima Terra, foi possível observar novamente a formação de gelo sobre o gramado, caracterizando a geada.

Segundo registros históricos, a última vez que duas geadas consecutivas ocorreram em janeiro na região foi em 2009, enquanto no ponto de medição da Clima Terra o fenômeno não era registrado desde 2005.

Com céu limpo e tempo firme, o dia amanheceu com frio intenso e pode entrar para a história como um dos mais frios já registrados em janeiro no município. Há expectativa, inclusive, de que a temperatura se aproxime de 0°C, o que poderia representar um novo recorde mensal em São Joaquim.

O menor valor já registrado na serra catarinense em janeiro ocorreu em 11 de janeiro de 1994, quando Urupema marcou -1°C.

O frio não se restringe apenas à serra catarinense. Diversas cidades do Sul do Brasil registraram as menores temperaturas dos últimos 20 anos para o período. Em Florianópolis, as mínimas ficaram entre 16°C e 18°C, enquanto em Chapecó os termômetros marcaram abaixo de 10°C em alguns pontos. O frio também avançou para estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Enquanto isso, áreas do Sudeste e Nordeste enfrentam instabilidades, com registro de chuvas em estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão, além de pontos do Tocantins, Amazonas e Mato Grosso. Ainda assim, o principal destaque do cenário climático nacional segue sendo a intensa massa de ar frio que atua sobre o Sul do país.

A previsão indica que a próxima madrugada ainda pode registrar geada fraca em pontos isolados da serra catarinense.

Fonte:Clima Terra Ronaldo Coutinho

Redação: Rudi Walker

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp