Nova variante da Covid-19 é identificada no Brasil; oito casos confirmados

No Paraná ainda não há registros

Nova variante da Covid-19 é identificada no Brasil; oito casos confirmados

O Ministério da Saúde confirmou a presença da nova variante da Covid-19, chamada XFG, em território brasileiro. Até o momento, oito casos foram registrados – seis no Ceará e dois em São Paulo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a XFG é classificada como uma “variante sob monitoramento”, pois apresenta alterações genéticas relevantes e potencial de maior disseminação em relação a outras cepas. Ainda não há registro de mortes associadas à linhagem, já identificada em pelo menos 38 países.

Origem e evolução

A XFG é descendente da variante Ômicron, que domina o cenário global desde o fim de 2021. No Sudeste Asiático, a cepa já responde pela maioria dos casos recentes, enquanto nas Américas sua presença aumentou de 7,8% para 26,5% em poucas semanas, de acordo com relatórios da OMS. Apesar do avanço, a organização mantém a avaliação de que o risco global à saúde pública é baixo.

Sintomas mais comuns

Os sintomas atuais da Covid-19 têm se mostrado semelhantes aos de uma gripe. Entre os mais frequentes estão: Coriza, Tosse, Dores de cabeça e de garganta.

A febre continua sendo um sinal mais associado à Covid-19 do que à gripe, embora apareça com menor frequência em casos leves. Além disso, pacientes infectados por variantes derivadas da JN.1, grupo ao qual a XFG pertence, relatam também insônia, além de uma sensação de preocupação e ansiedade.

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp