Morador de Maripá está internado na UTI com Covid em Palotina
Ele tem 87 anos e apesar da idade está se recuperando bem
Há mais de cinco anos, no dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia de Covid-19, causada por um novo tipo de coronavírus até então desconhecido.
Em maio de 2023, a OMS declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à Covid-19. A decisão foi anunciada pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Na ocasião, o dirigente ressaltou que, apesar do fim da emergência, a Covid-19 continua sendo uma ameaça à saúde pública e segue caracterizada como uma pandemia em termos de propagação mundial.
Mesmo com o controle global da doença, casos isolados ainda vêm sendo registrados no Brasil.
A reportagem do site www.alemaodaroca.com acompanha desde o dia 17 deste mês, um caso inicialmente tratado como suspeito no município de Maripá.
O diagnóstico foi confirmado por meio de teste rápido realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. O caso, entretanto, permaneceu sob sigilo até a confirmação por novos exames.
Em contato com a família, a reportagem obteve informações de que o resultado era positivo na manhã desta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da responsável pela pasta, Emanueli Benetti, confirmou a ocorrência.
De acordo com a secretária, a divulgação pública do caso depende do cumprimento de protocolos específicos, incluindo autorização formal da família. Após autorização, a reportagem recebeu permissão da família, para divulgar inclusive o nome do paciente.
Trata-se do saxofonista Osvaldo Brand, conhecido regionalmente por suas apresentações e gravações musicais. Ele tem CDs lançados com composições próprias, entre elas canções em homenagem a cidades da região, como Canção a Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon em Festa (em alusão ao tradicional Boi Assado no Rolete), Dobrado do Porco no Rolete (em homenagem a Toledo), além de a música satírica Família Azarada e a guarânia Marangatú, dedicada a uma localidade paraguaia.
Os familiares informaram que Osvaldo segue internado na UTI em um hospital de Palotina, mas já sem necessidade de intubação. Ele aguarda o prazo de 21 dias para transferência a um quarto e, posteriormente, receber alta médica.
A família e o próprio Osvaldo agradecem pelas correntes de oração e mensagens de apoio recebidas desde o início do tratamento e pede paraque as orações contiem a pesar da melhora.
O caso serve de alerta para que a população mantenha os cuidados básicos de prevenção, como a higiene frequente das mãos e o uso de máscara em ambientes com risco de contágio.
Seguindo os preceitos jornalísticos, nos colocamos à inteira disposição das pessoas citadas na matéria para utilizarem o espaço que julgarem necessário, a fim de esclarecer eventuais dúvidas ou apresentar informações complementares relacionadas ao assunto abordado.





















