Mercedes completa hoje dia 13 de setembro de2025, 33 anos de emancipação político-administrativa
Ás festividades comemorativas iniciaram ontem e vão até amanhã com a festa nacional do Costelão recheado
O município de Mercedes, no Oeste do Paraná, celebra nesta sábado, 13 de setembro de 2025, seus 33 anos de emancipação político-administrativa.
A história de Mercedes começou em 11 de novembro de 1952, quando um fiscal da Empresa Colonizadora fincou um marco de madeira no cruzamento de duas picadas e escreveu: “aqui é Mercedes”.
Pouco tempo depois, comerciantes e cambistas se estabeleceram no local, dando início ao povoado. A colonizadora auxiliou os pioneiros, instalando uma escola, um hotel e casas de comércio, consolidando a formação da comunidade.
Em 1958 – Mercedes foi criado como distrito, por meio da Lei Municipal nº 142, vinculado a Toledo e Foz do Iguaçu.
Em 1960 – Pela Lei Estadual nº 4245, o distrito passou a integrar o recém-criado município de Marechal Cândido Rondon.
Em 1967 – A Lei Estadual nº 5645 alterou a denominação do distrito para Nova Mercedes.
em 1990 – A Lei Estadual nº 9370 elevou Nova Mercedes à categoria de município com o nome atual, Mercedes, desmembrado de Marechal Cândido Rondon em1993 no dia 1º de janeiro, ocorreu a instalação oficial do município.
Mercedes está localizada no Oeste paranaense, a cerca de 600 km de Curitiba, fazendo divisa com Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Terra Roxa e Nova Santa Rosa.
Hoje, o município segue investindo em infraestrutura, serviços públicos de qualidade, empreendedorismo e preservação ambiental, sempre com a participação ativa da comunidade.
Atualmente é administrado peloprefeito Laerton Weber e o Vice Alex Granke.
A programação que comemora os 33 de emancipação, iniciou na sexta-feira dia 12 e segue até amanhã dia 14.
Hoje, Sábado (13): Programação iniciou ás 16h no palco principal, com Zé Henrique & Ventura e, às 22h30, sobem ao palco Di Paullo & Paulino.
Neste domingo (14): Integração das famílias com apresentações musicais pela manhã e, à tarde, show da Banda Corpo & Alma, além do almoço mais esperado do ano; a Festa Nacional do Costelão Recheado, com mais de 160 costelões de 20 kg cada serão servidos





















