Hoje é o dia da Bandeira: 19 de novembro marca celebração de um dos principais símbolos nacionais

Data foi instituída após a Proclamação da República e relembra a história, significado e evolução da Bandeira Nacional.

Hoje é o dia da Bandeira: 19 de novembro marca celebração de um dos principais símbolos nacionais
Hoje é o dia da Bandeira: 19 de novembro marca celebração de um dos principais símbolos nacionais
Hoje é o dia da Bandeira: 19 de novembro marca celebração de um dos principais símbolos nacionais Hoje é o dia da Bandeira: 19 de novembro marca celebração de um dos principais símbolos nacionais

Nem todos se lembram, mas hoje dia 19 de novembro é dedicado à celebração do Dia da Bandeira, homenagem a um dos símbolos mais importantes do Brasil.

A data foi instituída após as mudanças ocorridas com a transição da monarquia para a república, em 1889, quando a antiga bandeira imperial deixou de representar o novo momento político do país.

A Bandeira Nacional é um dos símbolos oficiais previstos na legislação brasileira. A versão atual foi criada por meio de um decreto assinado pelo então presidente provisório, marechal Deodoro da Fonseca, poucos dias após a Proclamação da República. Cada elemento presente no estandarte — cores, formas, estrelas e o lema — carrega um significado próprio. A última alteração realizada no modelo ocorreu em 1992, quando foram incorporadas novas estrelas referentes à criação de estados brasileiros.

Apresentada oficialmente em 19 de novembro de 1889, a bandeira republicana manteve as cores verde e amarela, consideradas tradicionais e representativas da identidade nacional. O decreto de criação justificava a preservação dessas cores por simbolizarem a perpetuidade e a integridade da pátria, independentemente da forma de governo.

O texto também detalhava a composição do novo símbolo, incluindo o losango amarelo sobre fundo verde, a esfera azul com a inscrição “Ordem e Progresso” e a representação das constelações, entre elas o Cruzeiro do Sul, organizadas conforme suas posições astronômicas.

"Durante a educação infantil, muitos de nós aprendemos que as cores da bandeira representam o ouro, a flora e os céus do país. Essa interpretação, porém, está incorreta, uma vez que as cores da bandeira têm seu significado e origem repousados em acontecimentos relevantes da história portuguesa. Como d. Pedro era filho de um rei português, a herança da cultura portuguesa na composição de nossa bandeira foi inegável. Entenda a origem das cores:

Verde: essa cor era utilizada pelos primeiros povos que habitaram a Lusitânia, região correspondente a Portugal. Essa cor passou a simbolizar liberdade quando os habitantes da região lutaram contra a invasão dos mouros na Idade Média.

Amarelo: essa cor fazia parte do brasão de armas de Portugal e foi adicionado depois da conquista do Algarve, em 1249. Outra observação importante é que o amarelo era uma cor símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia do qual d. Leopoldina (esposa do imperador) era membro.

Azul e Branco: essas cores remontam ao Condado Portucale, condado do qual surgiu Portugal, e as cores desse condado foram escolhidas pelo d. Henrique da Borgonha."

 

O Dia da Bandeira, portanto, reforça a importância histórica e cultural deste símbolo que representa a unidade, a soberania e os valores do povo brasileiro.

Fonte: Brasil Escola

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp