Frente fria provoca tempestade com granizo e microexplosão em Santa Catarina

Grande Florianópolis e Vale do Itajaí registraram os maiores acumulados de chuva no sábado; neste domingo, Oeste e Planalto Norte seguem em alerta para novos temporais.

Frente fria provoca tempestade com granizo e microexplosão em Santa Catarina
Foto: Reprodução/Defesa Civil de SC
Frente fria provoca tempestade com granizo e microexplosão em Santa Catarina
Frente fria provoca tempestade com granizo e microexplosão em Santa Catarina Frente fria provoca tempestade com granizo e microexplosão em Santa Catarina

A passagem de uma frente fria por Santa Catarina provocou fortes tempestades, ventos intensos e queda de granizo em diversas regiões do Estado neste sábado (22).

A instabilidade também gerou uma microexplosão em São João Batista, segundo análise preliminar da Defesa Civil.

Os municípios da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí registraram os maiores volumes de chuva no período, com relatos de granizo em cidades como Rio das Antas. Imagens compartilhadas pela Defesa Civil mostram o acúmulo de pedras de gelo em ruas e áreas rurais.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a frente fria avançou pelo litoral catarinense e encontrou condições atmosféricas favoráveis à formação de tempestades severas, resultado da combinação entre calor intenso, alta umidade e ventos fortes em diferentes níveis da atmosfera.

O cenário estimulou a formação de tempestades supercelulares, mais organizadas e potencialmente destrutivas.

A microexplosão registrada em São João Batista, um tipo de downburst em escala reduzida, ocorre quando uma corrente de ar muito forte desce das nuvens e se espalha rapidamente ao atingir o solo. Este fenômeno pode gerar rajadas superiores a 100 km/h, derrubando árvores, estruturas e causando destelhamentos.

Para este domingo (23), a Defesa Civil alerta que regiões do Grande Oeste e do Planalto Norte também podem enfrentar temporais semelhantes, com risco de chuva intensa em curto período, granizo e rajadas de vento.

As autoridades recomendam que a população acompanhe os avisos meteorológicos e adote medidas preventivas, especialmente em áreas com histórico de alagamentos e enxurradas.

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp