CONSAMU completa 12 anos de atuação neste mes de novembro no Oeste do Paraná

Hoje (23) o helicóptero foi acionado para transportar um Homem de 64 anos de Mercedes para o Hospital Universitário de Cascavel.

CONSAMU completa 12 anos de atuação neste mes de novembro no Oeste do Paraná
CONSAMU completa 12 anos de atuação neste mes de novembro no Oeste do Paraná
CONSAMU completa 12 anos de atuação neste mes de novembro no Oeste do Paraná CONSAMU completa 12 anos de atuação neste mes de novembro no Oeste do Paraná

No dia 1º de novembro de 2013, o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (CONSAMU) iniciava oficialmente suas atividades, com a missão de executar ações e serviços voltados à regulação das urgências, ao transporte de pacientes graves e aos atendimentos pré-hospitalares previstos na Política Nacional de Atenção às Urgências do SUS.

Desde então, o consórcio tem se consolidado como referência regional, atuando de forma pactuada com os gestores do Sistema Único de Saúde e recebendo recursos da União, do Estado e dos municípios consorciados.

Atualmente, o CONSAMU atende 43 municípios que integram as 10ª e 20ª Regionais de Saúde, totalizando uma população de aproximadamente 950 mil habitantes.

A sede administrativa fica em Cascavel, onde também está instalado o Complexo Regulador Macrorregional Oeste, responsável por organizar fluxos e garantir a resposta rápida aos casos de urgência e emergência.

Além da estrutura central, o consórcio conta com 21 bases descentralizadas distribuídas nos municípios de Assis Chateaubriand, Cafelândia, Catanduvas, Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná, Guaíra, Guaraniaçu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Helena, Palotina, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Céu Azul, Quedas do Iguaçu, Corbélia, São José das Palmeiras, Terra Roxa, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste. Essas unidades garantem maior rapidez no atendimento e ampliam a cobertura dos serviços de urgência em toda a região.

O trabalho é de fundamental importancia para salvar vidas, assim como ocorreu na manhã deste domingo (23) em Mercedes, onde o  helicóptero  realizou a transferência de um paciente em estado grave. De acordo com as informações, o homem de 64 anos deu entrada no Centro de Saúde do município apresentando quadro de infarto.

Diante da gravidade, o SAMU foi acionado e enviou a aeronave para garantir um transporte rápido e seguro. O helicóptero pousou em um capo de futebol na sede municipal daquele município, onde uma equipe da Secretaria de Saúde local prestou apoio à operação.

Após os procedimentos de estabilização e transferência, o paciente foi encaminhado ao Hospital Universitário de Cascavel, referência no atendimento de alta complexidade.

Essa é mais uma ação que pode contribuir para salvar uma vida, tamanho a importancia da prestação de serviços atraves desse consócio que inclui os 43 municípios da 10ª e 20ª regionais de saúde do Oeste do Paraná.

CLIQUE AQUI: Participe do nosso grupo de WhatsApp